segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Evite fraudes em operações de crédito consignado



A terceira idade é a maior vítima de golpes em operações de empréstimo consignado. Saiba como evitar fraudes dessa natureza em seu benefício


O crédito consignado, também conhecido como empréstimo com desconto em folha, tem tirado muita gente endividada do sufoco. Como as taxas de juros são mais baixas, vários brasileiros recorrem a essa modalidade de crédito em momentos de dificuldades e mesmo na realização de desejos adiados por falta de dinheiro disponível.

Apesar dos benefícios do empréstimo consignado, muitas pessoas têm sido vítimas de operações fraudulentas de financeiras e correspondentes não regulamentados que agem de má fé. Os aposentados e pensionistas do INSS são alvos cada vez mais visados desses golpistas. 11 milhões de brasileiros com idade superior a 55 anos e renda a partir de R$ 1.000,00 convivem com o risco de perder boa parte do benefício em decorrência de descontos de empréstimos realizados sem o seu consentimento.

É fundamental, portanto, ter alguns cuidados para evitar golpes em operações de crédito consignado. Muitos golpes começam com uma ligação telefônica. O golpista consegue o número do telefone do aposentado e conta uma história para ludibriar o segurado. Jamais informe suas senhas e informações pessoais nessas conversas.

Para evitar golpes de empréstimos realizados sem o seu interesse, a minha sugestão é que você faça um acompanhamento regular de seu benefício. Caso desconfie que seja vítima de alguma operação suspeita, imprima um extrato através do site da Previdência Social e compareça a um dos postos do INSS para solicitar os valores descontados e descobrir a procedência dos descontos indevidos.

É direito seu ir até o banco ou financeira para comprovar que aquela assinatura não é sua. Você também pode formalizar a denúncia e é seu dever como cidadão fazê-lo. É só você ligar para a central do INSS, o número é 135.

O segurado também pode, por motivo de segurança, pedir para bloquear operações de crédito consignado em seu benefício. Caso precise de um empréstimo futuramente, o desbloqueio poderá ser feito a qualquer momento.

Devido aos constantes golpes em operações de empréstimo consignado, o Ministério da Previdência já afirmou que desenvolverá campanhas de alerta aos idosos. A Previdência Social disponibiliza em seu site (você poderá conferir o link logo abaixo) a regulamentação de operações de crédito com desconto em folha.

O empréstimo consignado, como já afirmei, é um instrumento benéfico em momentos de dificuldades financeiras e mesmo para a realização de projetos pessoais. Entretanto, é fundamental ter cautela na hora de solicitá-lo. Pesquise taxas de juros e escolha uma instituição financeira idônea. Essas são alternativas simples para evitar problemas futuros e garantir a sua segurança econômica.


Fonte: http://www.portalterceiraidade.com.br/dialogo_aberto/cidadania/banco_intermedium/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário