sábado, 15 de outubro de 2011

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dica de livro


SINOPSE

Neste livro, a autora retrata fielmente a importância da família na vida do idoso, a humanização dos profissionais da saúde e, acima de tudo, a retomada da autoestima e da permanente integridade do ser.

Já na casa dos oitenta anos, o senhor José ainda é um homem super bem disposto, alegre, otimista e bem humorado.

No entanto, após sofrer alguns problemas de saúde, ele se vê limitado e dependente da família. Apesar da fatalidade, ele busca com determinação manter sua postura diante da vida.

Durante o percurso da doença, Seu José descobre novos valores e crenças.

Baseado em fatos reais, a história mostra que, mesmo na maior idade, é possível superar as adversidades e realizar todos os sonhos.

Meus Queridos Idosos o fará refletir e, mais que isso, acreditar que a vida vale a pena ser vivida intensamente.

Fundo Nacional do Idoso

 Para saber mais sobre a Lei de Criação e Instrução Normativa do Fundo Nacional do Idoso, acesse:


Harambê



Projeto oferece qualidade de vida a terceira idade


Em Peirópolis, há 15 quilômetros do centro de Uberaba, foi inaugurada no último dia 16, uma comunidade biossocial que vai oferecer às pessoas com mais de 55 anos a oportunidade de assegurar vida nova, depois de décadas de trabalho. Oportunidade de nova filosofia. O projeto ganhou o nome de Harambê (expressão africana que significa – vamos trabalhar juntos). A idéia partiu das páginas do livro – O que você vai fazer em dezembro? Dag Edições - do escritor e presidente da Fundação Peirópolis, Dirceu Borges. Para ele, a comunidade é um exemplo que deve ser seguido pelo governo federal. "Através dos recursos do INSS, pago mensalmente pelos contribuintes, o governo pode oferecer projetos de moradia e melhorar a qualidade de vida de quem tanto contribuiu com o país",comentou.

A proposta da Fundação é ativar a vida de homens e mulheres da terceira idade. O Harambê é uma comunidade alternativa para quem não vê no passar dos anos, motivo para a inércia física, cultural e psicológica. Muitos estudos apontam que a pessoa nesta fase da vida se sente inútil e sem nenhuma contribuição para a sociedade. O preconceito dos mais novos e os poucos projetos de apoio voltados para esse público, que corresponde a quase 18% da população nacional (Censo 2000. Pessoas com mais de 55 anos residente no país), são motivos que agravam o problema.

Projeto Pêlo Próximo



Criado no Rio de Janeiro, o Projeto Pêlo Próximo  Solidariedade em 4 patas, tem por objetivo chamar a atenção  para a importância do trabalho da pet terapia. O  grupo, formado por voluntários, realiza um trabalho filantrópico de visitas a Instituições que cuidam de crianças, idosos, portadores de necessidades especiais e escolas.

O grupo conta atualmente com 35 voluntários, dentre eles pode-se encontrar veterinário, adestrador, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, acupunturista, terapeuta ocupacional e uma estagiaria de pedagogia, que tem a função de estimular através da leitura a importância do respeito aos animais e esclarecer de forma lúdica a posse responsável.

O Projeto conta hoje com um staff de 23 cães e duas calopsitas, que realizam diversas atividades com pacientes, assim como contato direto com o animal; exercícios para estimular o raciocínio e trabalhar a motricidade fina dos pacientes; escovação; exercícios com arco; exercícios de estimulação usando o boliche e o futebol; além de apresentação de agility e show dog.

 Equipe:

Roberta Araújo
Coordenadora do Projeto

Dra. Luciana Pelagaggi
Terapeuta Ocupacional

Dra. Magali Verônica
Fisioterapeuta e Acupunturista

Dra. Andréa Lambert
Veterinária

Elaine Natal
Comportamentalista e Adestradora

Alessandra Fabro
Divulgação

Fonte: http://www.peloproximo.com.br/

A Terceira Idade



" Enquanto você conseguir admirar e amar, será jovem para sempre" - Pablo Casals