terça-feira, 24 de julho de 2012

Técnica que combina massagem e meditação é indicada para quem já passou dos 50



Deitada no chão, sobre um colchonete, coberta por um lençol e sentindo, além do toque, o cheiro de óleos essenciais. A Yoga Massagem Ayurvédica (YMA) é uma terapia que estimula os cinco sentidos. Como seu próprio nome já diz, a terapia combina a massagem e a meditação e promete sanar problemas físicos, mentais e energéticos pela raiz do problema e é recomendada para pessoas de qualquer idade. Entenda melhor como funciona a técnica e prepare-se para mergulhar nos mistérios indianos.

Quem gosta de yoga e massagem certamente vai encontrar o ponto de equilíbrio da YMA. De acordo com a terapeuta Alda Martinelli, "A YMA é uma técnica de massagem, que mescla conhecimentos milenares da Ayurveda e da Yoga. Criada há mais de 30 anos pela indiana Kusum Modak combina os deslizamentos e amassamentos da tradicional massagem indiana com os alongamentos, torções e flexões da Yoga. Ela é feita no chão sobre um colchonete coberto por lençol. E nela é usado sempre óleo puro e de boa qualidade, como de semente de uva, e um pó indiano, o Vekhand, que, além de antisséptico e desintoxicante, aprofunda o toque e esfolia a pele, deixando-a mais hidratada e rejuvenescida".

A YMA, por combinar técnicas de duas terapias diferentes, tem uma amplitude muito maior quando o assunto é o tratamento de problemas físicos e emocionais. "Vigorosa e essencialmente terapêutica, a YMA demanda extrema concentração, tanto de quem aplica quanto de quem recebe, levando ambos a um profundo estado meditativo. Além do relaxamento e da reenergização intrínsecos à técnica, a YMA propicia resultados tão eficazes quanto aqueles alcançados por terapias consagradas como o RPG e o Rolfing, métodos já bem conhecidos para o tratamento de problemas de coluna e articulações. É indicada também para problemas como cifose, fibromialgia, artrose, insônia, depressão, síndrome do pânico, enxaqueca, entre outros", diz Alda.

Pessoas com mais de 50 anos de idade são mais do que indicadas para experimentar a técnica e comprovar os resultados. Segundo Alda, "a Yoga Massagem Ayurvédica é excelente para pessoas nessa idade. Além do tratamento músculo esquelético, aliviando tensões e dores, ela propicia mais flexibilidade, permitindo que a pessoa continue ativa, bem disposta, relaxada e com a autoestima elevada. Enfim, mais bonita e feliz. Em uma sessão de YMA, trabalham-se os músculos, a circulação sanguínea, linfática, as articulações, os alongamentos, a respiração e a meditação".

Como tudo na vida, para a observação dos resultados da Yoga Massagem Ayurvédica, é necessário disciplina no tempo e quantidade de sessões. "A paciente deve ser apresentar, no mínimo, uma vez por semana. O resultado vai depender de cada pessoa e da gravidade do problema apresentado. No entanto, já na primeira sessão a paciente sente benefícios como um alívio das dores e tensões, além de sentir-se mais disposta, bonita e hidratada", avalia a terapeuta.

Vovós modernas


Na próxima quinta-feira, (26), é comemorado o Dia da vovó, e a ideia que muita gente possui é daquela senhora de cabelos grisalhos, sentada na cadeira de balanço, fazendo tricô. Pois essa imagem já não representa muito a realidade. É bem comum, hoje em dia, encontrar vovós que, em vez de estarem sentadas descansando, estão em pleno movimento, seja praticando exercícios ou sendo adeptas de cuidados estéticos e, por que não, até se submetendo a cirurgias plásticas. Conheça melhor o perfil das vovós de hoje e descubra porque elas estão com tudo em cima.

Antonia Hamada tem 72 anos e energia de sobra. Ela faz parte do grupo de vovós moderninhas e que não gosta nem de pensar em ficar parada. "Eu corro, faço academia todo dia, musculação e até aula de Body Jump. E agora comecei a investir na carreira de modelo, já fiz um book de fotos e tudo" – conta a ex-empresária de moda e poetisa nas horas vagas. A avó coruja de cinco netos – três meninas e dois meninos – revela ainda alguns dos seus segredos de beleza. "Nunca durmo de maquiagem e cuido da pele. Limpo, passo creme noturno e, de manhã, protetor solar fator 60."

Além de Antônia, outras mulheres maduras também buscam se cuidar. E grande parte delas já invadiu as clínicas estéticas e os consultórios médicos a fim de garantir a beleza e a jovialidade por mais tempo. Segundo o dermatologista e membro internacional da Academia Americana de Dermatologia (AAD) Dr. Marcos Bonassi, cada vez mais senhoras buscam esses cuidados. "Eu tenho pacientes de 90 anos buscando tratamento antirrugas ou para melhorar as condições da pele. As pacientes querem acabar com as rugas, ter menos flacidez e menos manchas também". – conta o médico, que também é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Ele conta ainda que há uma combinação de três métodos para o rejuvenescimento da pele e que é ideal para as vovós que querem estar com a aparência em dia. "Para atenuar as rugas de expressão o tratamento mais usado é com toxina botulínica, que em alguns casos, pode ajudar a melhorar o aspecto envelhecido do pescoço." O médico alerta que a substância deve ser usada com cuidado, sem exagero, para não ficar artificial. "A pessoa deve conversar com o médico para procurar a aplicação mais apropriada para ela." – conta o especialista.

Outra técnica bastante requisitada nas clínicas de estética é o preenchimento facial. Ele explica que com o passar dos anos, há perda de volume do rosto e esse procedimento "melhora o contorno facial, o volume da face e rugas mais profundas." Nele, são usadas substâncias a base de ácido hialurônico. "Os efeitos são temporários e há um alto nível de segurança e baixo risco para os pacientes." – completa o dermatologista.

Outro método aplicado é o laser, que é usado para retirar manchas. Agora, de acordo com o dermatologista, a pessoa deve usar filtro solar todo dia. À noite, as pacientes devem focar a nutrição, hidratação e estímulo de colágeno. "Nós vamos usar ácidos retinóicos, ácidos glicólico, retinol, vitamina C e peptídeos que firmam a pele." Os tratamentos estão aí pra colaborarem, mas não fazem milagres. Quem quer uma aparência mais jovem e saudável não pode descuidar da saúde.

Consumo de álcool, tabaco e tranquilizantes entre idosos preocupa especialistas


O uso de drogas aparece, em grande parte das vezes, associado à juventude. Mais camuflada, a utilização de entorpecentes na terceira idade é maior do que se pensa, alertam os profissionais do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas (Nepad), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
"Pesquisas mostram que a juventude é uma fase de experimentação, o que não significa que ela seja a maior consumidora", diz Antônio Albernaz, do Nepad. "Há muitos casos em que o uso é feito de forma 'equilibrada', ou seja, não causa prejuízos sociais e, por vezes, nem a família sabe", completa. "Em todos os casos", diz o médico, "as drogas lícitas, como o álcool, o tabaco, seguidas pelos tranqüilizantes, são as mais consumidas".
Na opinião dele, existe uma visão equivocada sobre as drogas, veiculada pelas autoridades, pelos governos, pela mídia e pela sociedade". Essas instituições, assim como o público leigo, ajudam a espalhar uma imagem sensacionalista do problema, que culpa o usuário por um processo em que toda a sociedade é cúmplice.
"É a sociedade que cria as condições adversas", diz Antônio. Afinal, é ela que, ao mesmo tempo em que rejeita o consumidor de drogas, facilita a venda do produto, deixando de debater sobre os conflitos econômicos que ocorrem no mercado das drogas e de procurar novas soluções. "Depois busca um tratamento para o dependente", critica.
Para Albernaz, o que o usuário de drogas com problemas sociais e de saúde precisa, em qualquer idade, é de acolhimento que o ajude a alcançar novos objetivos de vida. "Não existe ainda suficiente informação, discussão e organização social que permita a formulação de uma política bem fundamentada", afirma.