quarta-feira, 30 de maio de 2012

Vocês conhecem?

                           Instituto Nacional Ouvidoria do Idoso

Com o objetivo de colocar em prática as determinações do ESTATUTO DO IDOSO, incentivar políticas públicas, estabelecer intercâmbio entre entidades governamentais e não governamentais e fomentar na iniciativa privada a criação e desenvolvimento de produtos e serviços para parcela da população ativa, é que foi fundado o INSTITUTO NACIONAL OUVIDORIA DO IDOSO.
Além de buscar os objetivos propostos, visa disponibilizar as mais variadas formas de contato para os cidadãos, principalmente os Idosos, orientando, educando, conscientizando e informando, quanto aos seus direitos, proporcionando uma via rápida de interligação com os órgãos competentes, promovendo o voluntariado, campanhas de incentivo para a cidadania, construção de novos direitos, assessoria jurídica, promoção da ética e da paz, dos direitos humanos, da democracia e da interdisciplinaridade, cultura, lazer, eventos, encontros, fóruns nacionais e internacionais; intercâmbio entre países e atuar em prol dos idosos.http://www.ouvidoriadoidoso.org.br/index.php?func=instituto



Teste de urina detecta perda de massa óssea em fase inicial

Washington, EUA. Cientistas norte-americanos acreditam ter encontrado uma maneira de diagnosticar osteoporose em seus estágios iniciais. Atualmente, a doença pode passar despercebida durante anos e muitas vezes só é diagnosticada em exames realizados depois que o enfraquecimento dos ossos levou a uma fratura.

O novo teste promove uma busca por vestígios de calcificação óssea na urina. A técnica, desenvolvida por cientistas da Universidade Estadual do Arizona juntamente com especialistas da agência espacial norte-americana Nasa analisou isótopos de cálcio - diferentes átomos do elemento cálcio, derivados do osso e cada um com seu próprio número específico de nêutrons.

O equilíbrio ou a abundância desses diferentes isótopos quando o osso é fraturado ou formado pode indicar alterações na densidade óssea nos seus estágios iniciais.

Os pesquisadores analisaram os dados de 12 voluntários que não apresentavam sinais de osteoporose. Eles tiveram de ficar de cama por 30 dias, porque o repouso prolongado provoca a perda de massa óssea.

A técnica permite detectar a perda de massa óssea após uma semana de repouso - muito antes, portanto, de mudanças na densidade óssea terem sido vistas por escaneamentos convencionais.
Fonte: OTempo - 30/05/2012