quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Violência contra idosos cresce 204% em apenas um ano




Depois de dois meses sofrendo com tortura psicológica e física da própria filha, a aposentada Márcia Gomes*, 66, de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, decidiu dar um basta nos maus-tratos. Ela faz parte do grupo de 669 moradores de Minas com mais de 60 anos que denunciaram atos de violência por meio do Disque-Denúncia nos seis primeiros meses deste ano. O número é 204% maior que o registrado no mesmo período de 2011, quando foram 202, e representa uma média de 3,7 denúncias por dia.

O levantamento é da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) e traz Minas no quarto lugar do ranking nacional de denúncias - atrás apenas do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia (ver quadro abaixo). Os dados acendem um alerta sobre o problema às vésperas do Dia Internacional do Idoso, na próxima segunda-feira.
Subnotificado. Mesmo com o aumento significativo, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Sandra Conceição Mallet, acredita que ainda há subnotificação. "Com a divulgação maior do Disque-Denúncia, nós já esperávamos haver um aumento no número de denúncias. Mas o percentual é muito alto e muitas denúncias ainda não são feitas porque os idosos têm medo ou por causa de pressão da própria família, que, em 90% dos casos, é responsável pelos maus-tratos", explicou.

É o caso da aposentada Márcia Gomes*. Ela conta que demorou a denunciar a filha, de 30 anos, que a agredia com vassouradas na cabeça, por não querer que ela fosse presa. "Mas eu precisei denunciá-la. Era a única maneira de ela parar, se ficasse com medo de ser punida. Eu tentei evitar, mas ela me batia com vassoura, eu ficava tonta e cheia de hematomas", contou a aposentada.

Foi esse também o caso do sapateiro Márcio de Souza*, 67, que preferiu não denunciar o neto, de 14 anos. "Eu não tenho condições de agir contra o meu neto. Além disso, tenho medo de que aconteça alguma coisa com ele. Fui maltratado outras vezes, mas hoje a situação está melhor", disse.

Para o delegado da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso e ao Deficiente Físico, Geraldo Toledo, a legislação permite que a situação se mantenha. "A pena mais alta é facilmente substituída por serviços comunitários, como pagamento de cestas básicas, todos cumpridos em regime de liberdade". Segundo o Estatuto do Idoso, a pena para maus-tratos é de dois meses a um ano e meio de prisão. Em casos de lesão corporal, de um a quatro anos, e se houver morte, de quatro a 12 anos.

* Nomes fictícios

Fonte: O Tempo

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Cuidando dos idosos em casa


Alguns idosos continuam gozando de boa saúde quando atingem os seus 70 ou 80 anos de idade. Outros notam que a sua saúde física ou mental se deteriora ao envelhecerem. Os idosos devem ser incluídos como membros importantes da família, independentemente das suas condições de saúde.


Cuidar dos parentes idosos é uma maneira dos membros da família retribuirem pelo amor recebido enquanto estavam crescendo. Acima de tudo, faça com que os idosos ainda se sintam amados e respeitados.
Nutrição
Os idosos às vezes perdem o apetite. É natural precisar de uma quantidade menor de alimentos, pois o corpo se torna menos ativo. Ofereça uma dieta nutritiva e balanceada para manter a saúde. Os idosos podem preferir comer pouco, várias vezes ao dia, ao invés de fazerem uma ou duas refeiçõs grandes.
Cuidando de uma pessoa acamada
Uma pessoa que esteja doente demais para se levantar precisa de uma atenção especial. O corpo enfraquece se a pessoa permanecer acamada por muito tempo. Assegure-se de que a pessoa permaneça em um quarto bem arejado e iluminado.Dê banho à pessoa todos os dias, usando uma bacia e uma toalha. Mude a pessoa de posição várias vezes ao dia, para evitar o aparecimento de feridas.
Roupas e lençóis sujos ou molhados irritam a pele e podem causar infecções. Se uma pessoa acamada não tiver um controle completo das suas funções fisiológicas, faça o seguinte:
  • Coloque um pedaço de plástico coberto com uma toalha macia no meio da cama e troque a toalha quando estiver molhada.
  • Tenha sempre uma comadre próxima à cama e anime a pessoa a usá-la freqüentemente.
  • Prenda uma toalha ao redor da pessoa e troque-a quando estiver suja.
Sempre que possível, ajude a pessoa a sentar-se e a caminhar o mais breve possível.
Problemas da pele
Geralmente a pele das pessoas idosas é mais fina e seca e pode dar bastante coceira. O óleo de coco fresco ou vaselina podem ser úteis. Pode-se usar um sabonete suave ao invés de sabonetes comuns, os quais podem ser muito fortes.
Prevenção de acidentes
 Ao envelhecerem, algumas pessoas começam a perder o equilíbrio. Elas podem cair e se machucarem mais facilmente. Os ossos das pessoas idosas podem se quebrar mais facilmente. Coloque um corrimão ao lado das escadas ou ao redor das paredes da casa. Pense como os idosos poderiam caminhar mais facilmente.

Grupo de idosos apresenta espetáculo de dança nesta terça em Cuiabá


Evento é em comemoração ao Dia Internacional do Idoso.
Ingressos para espetáculo pode ser trocado por um quilo de alimento.



A cultura da capital mato-grossense é retratada no espetáculo de dança 'Cuiabanidade', que será apresentado às 16h desta terça-feira (25) no Cine Teatro Cuiabá. O grupo é formado por mulheres da terceira idade. A entrada é a doação de um quilo de alimento não perecível.
De acordo com a assessoria do Cine Teatro, a atração será apresentada em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, lembrada no dia 1º de outubro. Para fazer a apresentação, o Compasso's Grupo de Dança da Melhor Idade fez uma pesquisa sobre a cultura e história de Cuiabá. A ideia é montar uma linguagem sobre a própria cultura da capital e transformar isso em dança.
Segundo o professor que orientou o grupo, João Junior, a apresentação proporcionou uma melhor qualidade de vida para os idosos. “Na dança eles podem encontrar uma razão para realmente chamarem esta fase da vida de ‘melhor idade’. O trabalho é belíssimo e mágico, feito com mulheres que acreditam na vida”, disse. A coreografia e direção é de Priscila de Paula.
Os alimentos doados serão entregues para o Abrigo Bom Jesus de Cuiabá e podem ser trocados pelos ingressos na bilheteria do CTC a partir das 14h até o início da apresentação. O Cine Teatro está localizado na Avenida Getúlio Vargas, número 270, no centro de Cuiabá.
Fonte: G1