terça-feira, 24 de julho de 2012

Técnica que combina massagem e meditação é indicada para quem já passou dos 50



Deitada no chão, sobre um colchonete, coberta por um lençol e sentindo, além do toque, o cheiro de óleos essenciais. A Yoga Massagem Ayurvédica (YMA) é uma terapia que estimula os cinco sentidos. Como seu próprio nome já diz, a terapia combina a massagem e a meditação e promete sanar problemas físicos, mentais e energéticos pela raiz do problema e é recomendada para pessoas de qualquer idade. Entenda melhor como funciona a técnica e prepare-se para mergulhar nos mistérios indianos.

Quem gosta de yoga e massagem certamente vai encontrar o ponto de equilíbrio da YMA. De acordo com a terapeuta Alda Martinelli, "A YMA é uma técnica de massagem, que mescla conhecimentos milenares da Ayurveda e da Yoga. Criada há mais de 30 anos pela indiana Kusum Modak combina os deslizamentos e amassamentos da tradicional massagem indiana com os alongamentos, torções e flexões da Yoga. Ela é feita no chão sobre um colchonete coberto por lençol. E nela é usado sempre óleo puro e de boa qualidade, como de semente de uva, e um pó indiano, o Vekhand, que, além de antisséptico e desintoxicante, aprofunda o toque e esfolia a pele, deixando-a mais hidratada e rejuvenescida".

A YMA, por combinar técnicas de duas terapias diferentes, tem uma amplitude muito maior quando o assunto é o tratamento de problemas físicos e emocionais. "Vigorosa e essencialmente terapêutica, a YMA demanda extrema concentração, tanto de quem aplica quanto de quem recebe, levando ambos a um profundo estado meditativo. Além do relaxamento e da reenergização intrínsecos à técnica, a YMA propicia resultados tão eficazes quanto aqueles alcançados por terapias consagradas como o RPG e o Rolfing, métodos já bem conhecidos para o tratamento de problemas de coluna e articulações. É indicada também para problemas como cifose, fibromialgia, artrose, insônia, depressão, síndrome do pânico, enxaqueca, entre outros", diz Alda.

Pessoas com mais de 50 anos de idade são mais do que indicadas para experimentar a técnica e comprovar os resultados. Segundo Alda, "a Yoga Massagem Ayurvédica é excelente para pessoas nessa idade. Além do tratamento músculo esquelético, aliviando tensões e dores, ela propicia mais flexibilidade, permitindo que a pessoa continue ativa, bem disposta, relaxada e com a autoestima elevada. Enfim, mais bonita e feliz. Em uma sessão de YMA, trabalham-se os músculos, a circulação sanguínea, linfática, as articulações, os alongamentos, a respiração e a meditação".

Como tudo na vida, para a observação dos resultados da Yoga Massagem Ayurvédica, é necessário disciplina no tempo e quantidade de sessões. "A paciente deve ser apresentar, no mínimo, uma vez por semana. O resultado vai depender de cada pessoa e da gravidade do problema apresentado. No entanto, já na primeira sessão a paciente sente benefícios como um alívio das dores e tensões, além de sentir-se mais disposta, bonita e hidratada", avalia a terapeuta.

Um comentário:

  1. Oi muito legal seu blog, bem informativo, gostei bastante.
    Da uma olhada no meu, não é sobre a mesma coisa, o meu e mais pessoal, conta o meu dia a dia, minhas duvidas e medos, para todas as ( tentantes ) mulheres que estão tentando engravidar, eu sou uma rsrsrs
    http://rafaelacruzantunes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir