quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Benefícios do animal de estimação para os idosos



A companhia dos animais oferece uma alternativa proteger as pessoas dos estados de solidão.

Em alguns casos substituem os filhos que cresceram e se tornaram independentes; em outros, proporcionam inúmeras oportunidades para fazer novos amigos. No parque por exemplo ou mesmo na rua quando os animais se socializam ou quando alguem acha o seu cachorrinho um mimo , a oportunidade de entabular uma conserva ou de fazer novo conhecido ou amigo é muito grande.

- Os animais pela sua expontaneidade permitem-nos grandes risadas e aumentam a nossa atividade física, assim como o nosso exercício muscular. Na caminhada com eles, no cuidar e tratar alimentando ou trocando a água.

- Permite principalmente aos idosos serem independentes sem se sentirem sozinhos.

- Otimizam o atendimento e a percepção, melhoram na comunicação verbal e aumentam as expressões faciais positivas.

- Estimula os sentidos da visão, olfato, audição e tato.

- Atende a necessidade de tocar e serem tocados. Idosos em instituições de repouso usam o gato para tocar e ser tocado pois este animalzinho também gosta do toque e o mais interessante é que esta provado que acariciar um gato diminui a pressão arterial, é calmante e relaxante.
- Os idosos se sentem úteis por terem alguém para cuidar.

Também animais domésticos de estimação trazem benefícios para a saúde mental:

- Em adultos com depressão, diminui o número de suicídios e o tempo internado em hospitais psiquiátricos.

- Em relação aos adultos com retardo mental, observa-se um aumento do vocabulário oral compreensível, uma comunicação não-verbal mais rica e maior motivação.

Atualmente, existem instituições que protegem os animais de rua, onde se pode adotar um animal de estimação vermifugados e limpos, proporcionando um lar e, o que é mais importante, dando a oportunidade de compartilhar com eles parte da sua vida.

Dra Odilza Vital é médica endocrinologista, geriatra e estéta. http://www.odilzavital.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário