terça-feira, 14 de agosto de 2012

Dicas para se ter uma vida saudável na terceira idade



Aposentar-se pode ser uma vitória para a maioria das pessoas, mas também é um tempo de incertezas e temor na vida de uma pessoa. Qualquer pessoa que já não tem uma função definida na sociedade começa a questionar sua própria importância, às vezes até mesmo a existência. Uma vez que uma pessoa aposentada não tem um emprego, ela está livre para usar seu tempo em qualquer atividade que ela escolhe. O problema é que a maioria não consegue estabelecer uma certa atividade que tornaria a vida agradável para ela pelo resto de sua vida. Ela também sente que já não é importante, pois seus filhos que dependiam dela já assumiram as suas próprias vidas, e às vezes a pessoa idosa vive sem companhia.

Na maioria dos casos, as pessoas idosas estão sozinhas. Muitas delas levam a vida sem propósito, sem direção, sem o senso de valor. Aos poucos, vão tendo experiências que podem afetar negativamente sua saúde mental. Elas, então, tornam-se deprimidas, solitárias e mais propensas a desenvolver distúrbios psicológicos. A verdade é que a sociedade dá muito pouca importância para os idosos e tende a ignorá-los. Até que eles se tornam bastante debilitados devido às doenças, e ai a sociedade começa a notá-los novamente. Mas então, nessa altura, já é tarde demais. 

No entanto, a velhice não deve ser sempre assim. Os filhos, parentes e o governo através de programas específicos deveriam incentivar as atividades físicas na terceira idade o que iria revitalizar a vida dessas pessoas. As pessoas mais velhas deveriam ter uma qualidade de vida melhor e maior atenção da saúde publica, isso seria uma forma do governo economizar dinheiro com o tratamento de doenças provocadas pela falta de exercícios e vida saudável (física e mental).
Você já deve ter ouvido: "você não pode ensinar ao cão velho truques novos". Isso é um mito. Uma pessoa idosa que está disposta a aprender aprenderá por todos os meios, independentemente dos limites do seu corpo ou da sua mente. Aqui estão alguns dos passatempos que um idoso poderia fazer para aumentar sua saúde mental:

* Manter seu cérebro ativo fará você se sentir saudável.

* Nunca é tarde para aprender a escrever e para as pessoas que gostavam de escrever durante seus anos de juventude, nunca é tarde demais para trazer de volta a sua atitude para com a literatura.

* A leitura também pode ser uma atividade divertida que faz o tempo passar. As pessoas mais velhas que gostam de ler são aparentemente mais felizes do que aquelas que se sentou ociosamente em seus leitos ao longo do dia.

A música na sua vida

Seus dedos não podem ter a mesma destreza que tinham quando eram mais jovens, mas isso não significa que você não goste de música. Você pode aprender a tocar instrumentos musicais. O piano, por exemplo, exige a pouco gasto de energia, mas a satisfação interna que proporciona é alta. Além disso, ouvir música pode fazer você relaxar e lembrar de momentos bons do passado. Isso permitirá que você medite sobre sua vida. A paz interna é fundamental para alcançar o equilíbrio certo na vida.

Retome seus antigos hobbies

Gostava de jardinagem ou de colecionar coisas quando era adolescente? Você pode trazer de volta os antigos hobbies.
É frequente casos de pessoas que perdem o entusiasmo pela vida na terceira idade. Mas através de exercícios fisícos e de pequenas atividades essas pessoas recuperam o seu apetite para a vida! Você pode achar novamente que vale a pena viver a vida.

Fonte: www.artigonal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário