terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Reclusão pode causar depressão em idosos


Manter a vitalidade e a disposição para as atividades do dia a dia é fundamental para que o idoso não se sinta isolado e deprimido.
Para aqueles que têm como agravante doenças crônicas como a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) - problema que limita hábitos rotineiros como subir escadas, tomar banho sozinho a até falar - , ter o apoio da família e acompanhamento psicológico, somado ao tratamento adequado, é imprescindível.
Causada pela inalação de substâncias químicas, principalmente as do cigarro, a DPOC se manifesta principalmente em fumantes ou ex-fumantes acima de 40 anos. como a doença leva aproximadamente 17 anos para ser diagnosticada, é entre os idosos que ela se manifesta com mais frequência, sendo muitas vezes acompanhada de comorbidades como ansiedade, distúrbios do sono e depressão.
Segundo a pesquisa Revelar, cerca de 49% dos pacientes com DPOC apresentam depressão. O estudo, o único no Brasil que mapeou o perfil dos pacientes com a doença pulmonar obstrutiva crônica, foi feito com 229 pessoas com o diagnóstico confirmado da doença em quatro capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre).
A depressão foi apontada como um dos agravantes do DPOC, o que se deve ao fato de mais da metade dos pacientes entrevistados relatarem a necessidade de ajuda de terceiros para suas atividades rotineiras.
A pesquisa ainda apontou que 90% dos entrevistados vivem reclusos, realizando atividades de lazer somente em casa raramente tendo contato com o mundo exterior.

Fonte: Jornal O Debate - Edição  2505 - Dezembro 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário