domingo, 17 de junho de 2012

Como ter uma vida social na terceira idade


Quando uma pessoa da terceira idade perde um cônjuge, um amigo ou até mesmo um animal de estimação, pode ser fácil perder a perspectiva da vida. É comum o indivíduo chegar até um estado de solidão e reclusão na qual elas param de se relacionar com pessoas que eram importantes no dia-a-dia. Os filhos já seguiram seu caminho e geralmente estão envolvidos com suas vidas e problemas, e assim não podem mais passar muito tempo com seus pais. Conviver com a solidão e perda na terceira idade é muito difícil, mas não é impossível retomar uma vida social ativa. Uma boa postura é um fator importante, assim como aproveitar as oportunidades que aparecerem pela frente. A seguir, você verá dicas para te ajudar a começar uma nova vida social intensa, para que possa voltar a viver sua vida com alegria e plenitude.
1. Determine quais atividades você gosta de praticar. Se a sua perda fez com que você perdesse o gosto pelo seu hobby, recomece tudo de onde parou, com a ajuda de um clube local, um grupo ou uma igreja – ou até mesmo na internet ou pesquisando na biblioteca local. Use o jornal local para ficar informado sobre eventos que te interessam. Visite aulas na universidade sobre assuntos que possam aguçar sua curiosidade e amplie seu conhecimento.
2. Mantenha a forma física. Embora atividades físicas muito intensas não sejam mais uma opção, certamente nada impede que você continue a praticar atividades físicas moderadas. Certifique-se de consultar um médico antes de iniciar qualquer tipo de treinamento.
3. Encontre um amigo. Se estiver relutante em ir sozinho, existem organizações voluntárias que podem lhe ajudar a conseguir transporte. Lembre-se que o transporte público para cidadãos com mais de 65 anos é gratuito. Aos poucos, a timidez de sair sozinho passará.
4. Fique aberto a novas sugestões. Isto pode ser não muito confortável no início, especialmente se envolver tecnologias novas. Pense em tentar novas atividades que sejam possíveis no seu estado físico e que você considere interessantes. Evite reagir negativamente a sugestões de pessoas a sua volta que podem estar tentando lhe ajudar. Pense bem antes de rejeitar idéias novas. Talvez você descubra algo tão interessante que você vai desejar ter conhecido antes.
5. Torne-se um mentor de pessoas mais jovens. Pessoas jovens gostam de aprender e adorarão descobrir o conhecimento acumulado que você tem. Ofereça seus serviços no clube para dar palestras, ensinar ou servir de guia em passeios ao museu, parque, zoológico. Pessoas de idade são respeitadas por seu conhecimento. Valorize-o e compartilhe-o com os outros.
6. Mantenha uma atitude positiva. A dor sempre estará lá; é parte da natureza de uma perda. Você merece sempre o melhor, depois de dar tanto de si para o mundo. Mantenha um sorriso sempre. Sorrir dispara reações químicas no seu cérebro que ajudam a levantar o ânimo. Alugue um filme alegre para assistir em casa. Veja programas humorísticos na tv ou compre um livro de humor.Redescubra seu senso de humor e seu bem-estar vai melhorar muito; isto se torna mais importante quanto maior for a tristeza em que você estiver.
7. Pense grande. Pesquise na internet para ver o que as pessoas idosas estão fazendo de mais desafiador: atravessar o país de bicicleta, escrever um livro, entrar em competições esportivas, etc. Tudo isso é possível quando você tem uma atitude positiva. Seus sonhos são tão grandes quanto você conseguir sonhá-los. E aquelas coisas que há muito você havia prometido a si mesmo? Talvez hoje seja o dia de torná-las reais.

Fonte: pt.wikihow.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário